Noé e o livramento pela obediência
Ontem falamos sobre os livramentos da obediência e hoje daremos continuidade a este raciocínio verificando como ele se aplica à vida de Noé, um dos principais nomes da Bíblia.
Vejamos a narrativa bíblica sobre Noé, sua obediência a DEUS e os livramentos dela obtidos. Gênesis 6:5-8, 12-14,
5. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
12. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14. Faze para ti uma arca da madeira...
17. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
18. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
O SENHOR disse a Noé que destruiria os homens pecadores, lhe explicando as causas e lhe incumbindo de uma tarefa que deveria ser cumprida: Noé deveria construir uma arca para si, sua família e para todos os animais que o próprio DEUS enviaria até a arca (leia mais em Gênesis capítulo 6).
Vamos tentar entender o que este desafio significava a Noé:
-
Noé ouvia vozes de alguém que ele não via, e isto por si mesmo parece loucura. Só quem tem o Espírito de DEUS consegue discernir a voz do SENHOR.
-
A voz lhe fazia uma previsão de algo terrível e jamais visto: toda a humanidade seria destruída.
-
Lhe incumbindo de construir um grande barco, coisa que jamais fizera.
-
Para que permanecessem no mesmo recinto ele e alguns animais, coisa que dificilmente já ocorrera (lembrando que era comum das civilizaçõe antigas o hábito da caça e pesca para sua sobrevivênvia, não havendo plantio, pastoreio ou mesmo emprego remunerado para a época).
-
Porque DEUS faria chover abundamentemente sobre a terra, mas conforme narra a Bíblia, jamais havia chovido até aquele dia.
Ficou mais fácil de compreender o desafio de Noé?
Sabe de uma coisa? Não foi a arca que salvou Noé. Foi sua fidelidade. Fidelidade a DEUS? Mais do que isso. Fidelidade a sua própria causa. Noé era um homem justo, honesto, íntegro. Ele também se aborrecia com toda a criminalidade e vida fútil dos homens de seu tempo. Isto fez com que DEUS se alegrasse com Noé e moveu Noé ao cumprimento de seu desafio.
É por isso que DEUS não chama os pecadores à igreja, mas sim ao arrependimento. O SENHOR quer que toda a humanidade se renda à justiça. A vontade de DEUS é que sejamos piedosos e íntegros, honestos e sinceros, assim como foi Noé. Esta é a nossa arca porque aquela grande arca significa tudo isso: justifiça, obediência, honestidade, integridade.
Foi por isso que DEUS enviou Jesus. Porque é praticamente impossível que homens sem Jesus reconheçam estas virtudes. Mas ao aceitarmos JESUS em nossas vidas e corações, somos salvos e herdamos de DEUS estas virtudes em nossos corações.
A nossa salvação, assim como foi a de Noé, consiste em guardarmos essas virtudes em nosso coração e praticarmos em nosso dia a dia.
Jesus te ama e quer encher sua vida com as mais santas virtudes celestiais. Dobre seus joelhos em oração, abra seu coração e deposite sua confiança em DEUS. Receba o Espírito Santo e viva uma nova vida cheia de virtudes divinas.
Amém.
