Subindo à Glória
O encontro de CRISTO com os seus discípulos marca os últimos instantes do Filho de DEUS com aqueles que estiveram com ELE ao longo de seu ministério.
Neste encontro o SENHOR provou mais uma vez seu grande amor, perdoando-os de sua incredulidade (eles não criam que o SENHOR JESUS havia ressuscitado).
O SENHOR desfez todas as dúvidas e consolou seus corações, como nos mostra o texto à seguir:
No dia em que as mulheres voltaram do sepulcro, dois discípulos comentavam entre si tudo que havia sucedido. Iam à caminho da aldeia Emaús. Enquanto falavam, Jesus se aproximou e os acompanhou. Eles porém, estavam como cegos e não o reconheceram. JESUS perguntou: Sobre o quê estão falando?
Eles pararam tristes e um deles lhe disse: És tu o único peregrino de Jerusalém que não sabe o que houve nestes dias ?
Jesus perguntou: Quais?
Responderam: Sobre Jesus, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e do povo e que, no entanto, foi condenado à morte e o crucificaram.
Então JESUS disse: ó tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não era para o Cristo padecer essas coisas e entrar na glória?
E, começando por Moisés, JESUS explicou o que dELE havia nas Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia, JESUS fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram e disseram: Fica conosco, já é tarde! E ELE entrou. Estando com eles à mesa, tomou o pão, o abençoou, partiu e dava a eles. Então se abriram os olhos deles e o reconheceram. Nisto ele desapareceu de diante deles. Disse então, um ao outro: Por acaso não se abrasava nosso coração quando pelo caminho nos falava ou quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora levantaram e voltaram à Jerusalém. Encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles e então contaram o que acontecera no caminho e como ELE se fez reconhecer no partir do pão.
Enquanto falavam, o próprio Jesus se apresentou no meio deles e disse: Paz seja convosco. Espantados e atemorizados, eles pensavam ver algum espírito. Jesus disse: Por que estão perturbados? Por que há dúvidas em seus corações? Olhem minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; toque e vejam, porque um espírito não tem carne nem ossos como percebeis que eu tenho. (mostrou a eles as mãos e os pés).
Eles ainda não acreditavam e então Jesus perguntou: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe deram um pedaço de peixe assado, que JESUS comeu diante deles. Depois disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito nas escrituras. Então JESUS abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse: Está escrito que o CRISTO devia padecer e ao terceiro dia ressurgir dentre os mortos e que em seu nome se pregue o arrependimento para perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas.
Então saíram e juntos foram até Betânia e JESUS levantando suas mãos, os abençoou. E enquanto os abençoava, se apartou deles e foi elevado ao céu. Os discípulos o adoraram e depois disso, voltaram com grande júbilo para Jerusalém.

