top of page

As abrangências do arrependimento

 

Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3.2

 

 No texto de ontem, foi falado à respeito da vontade de Jesus que é que todo homem se arrependa. Então para sanar dúvidas, eu gostaria de abordar o tema arrependimento, buscando compreensão de seu significado em sua forma mais abrangente. Tenho certeza de que você vai ficar surpreso quando tiver conhecimento do mais amplo significado da palavra arrependimento.

 

 Popularmente entende-se como arrependimento o ato de voltar atrás em nossos erros. Note no entanto que a definição de erro é muito diferente de pessoa para pessoa, sociedade para sociedade, cultura para cultura.

 

 Então, para melhor compreendermos o que significa o verbo arrepender nada melhor do que consultar os dicionários.

 

Dicionário Michaelis online: Ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidas. Mudar de opinião, parecer ou propósito.

 

Dicionário Priberam online: Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. Mudar de intenção ou de ideia. Desdizer-se.

 

Dicionário Scottini: Sentir remorso pelos erros cometidos. Prometer não tornar a fazê-los.

 

Dicionário Aurélio: Sentir mágoa ou pesar por falta ou erro cometido. Mudar de parecer ou de procedimento.

 

 Resumidamente os termos que mais aparecem são sentir mágoa ou remorso pelos erros cometidos. Voltar atrás.

 

 Por considerar a abordagem do dicionário um pouco limitada, irei introduzir um conceito estatístico de arrependimento, retirado do livro do professor Daniel A. Moreira: arrependimento é aquilo que se perde, em termos relativos, por não ter sido escolhido a melhor alternativa.

 

 As definições presentes no dicionário são as mesmas que repetidamente ouvimos e repetimos em nossas casas, com nossos amigos e também em nossas igrejas. Já a definição apresentada pelo professor Daniel aborda uma outra face do que vem a ser arrependimento: uma ponderação acerca de dois caminhos e o que cada um deles tem para oferecer. Apenas uma entre duas alternativas poderá ser escolhida e tudo o que você encontrar neste caminho escolhido deverá ser calculado em comparação ao que havia no outro caminho. Só então se saberá qual dos dois apresenta o melhor resultado, o maior lucro, o maior ganho e se saberá então, se a decisão tomada foi a melhor ou não.

 

 A primeira definição de arrependimento nos leva a uma crise, pois o conceito de erro é muito divergente de cultura para cultura, país para país e até mesmo de pessoa para pessoa. Aos ocidentais, matar alguém é considerado crime, ou seja, um grave erro. Aos islâmicos matar, desde que seja em nome de alá é um ato heroico. Trouxe este exemplo para mostrar o quão difícil é chamar alguém ao arrependimento através do reconhecimento dos próprios erros, embora o Espírito Santo convence o mundo do pecado, e da justiça e do juízo João 16:8, muitos endureceram o seu coração pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência 1 Timóteo 4:2.

 

 Na abordagem estatística, arrepender significa escolher o melhor caminho.

 

 Na primeira abordagem, biblicamente, temos o exemplo de Zaqueu. Ele, que aproveitava seu cargo para obter vantagens e extorquir os cidadãos, demonstrou arrependimento após seu encontro com Jesus.

 

 O segundo conceito de arrependimento, biblicamente, pode ser encontrado nas famosas palavras de Pedro quando exclamou: para onde iremos nós se somente tu tens as palavras de vida eterna João 6:68.

 

 Pedro ponderou e compreendeu que o simples fato de não possuir vida eterna seria uma perda irreparável. Ele já sabia o que era a vida sem Jesus. Já sabia que sem Cristo até existe uma religião, mas uma religião vazia. Sem Cristo também existem prazeres, mas temporários.

 

 Nós costumeiramente em nossas abordagens missionárias afirmamos aos ouvintes que se arrependam, que deixem seus vícios, pecados, a vida fútil, o sexo casual e fora do casamento ou com pessoas do mesmo gênero sexual, mas creio que devemos ir um pouco além, ponderando acerca do prejuízo que há em viver sem Jesus, em viver por toda a eternidade distante de DEUS, sem JESUS e seu divino Espírito e principalmente, no risco que há de se viver por toda a eternidade no lago de fogo e enxofre onde a dor e o choro não cessam.

 

 Querido irmão, não deixe de incluir o inferno em suas mensagens. Faça os homens ponderarem acerca de suas opções. É lógico que há prazer nos vícios. É lógico que há prazer em se fazer o mal, especialmente quando se é ímpio, mas o preço de se viver sem DEUS, sem Jesus e sem vida eterna é indubitavelmente irreparável.

 

 Para concluir, lembrei-me de uma frase que li certa vez: se um ateu estiver certo, ele não ganha nada (ou muito pouco). Mas se ele estiver errado, ele perde tudo (a vida eterna). 

 

 

_edited.jpg
bottom of page