O arrependimento de Zaqueu
Lucas 19:1-10
-
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
-
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
-
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
-
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
-
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
-
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
-
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
-
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
-
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
-
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Como você pôde ver, o texto acima narra a história de um homem chamado Zaqueu.
Zaqueu era o chefe dos cobradores de impostos em um tempo remoto, onde a dominação se exercia por força e muita violência. Submisso à Roma, provavelmente extorquia e/ou deixava extorquir suas vítimas. Ele era de alguma forma rejeitado pelos seus convivas, já que reprovaram o fato do SENHOR Jesus repousar na casa de Zaqueu.
Contudo, o SENHOR foi e mudou a vida de Zaqueu promovendo seu arrependimento. A promessa de restituir a quem ele havia fraudado e de dividir suas riquezas com os pobres demonstra que Zaqueu encontrou em Jesus a nova fonte de felicidade, superando a felicidade promovida pelas riquezas e bens materiais.
No entanto, note que Zaqueu não teria conseguido enxergar a Cristo se não fosse por uma figueia brava que havia no caminho. Por ser um homem de pequena estatura, talvez até um anão, ele não conseguia ver Jesus nem provar seus milagres.
Zaqueu representa o homem sem fé, de pequena estatura espiritual que preso em pecados, tem à sua frente diversos empecilhos que o impedem de se encontrar com DEUS.
Mas Zaqueu encontrou uma figueira brava, um tipo de árvore robusta, frutífera e frondosa. Nela Zaqueu encontrou a chance de não somente ver Jesus, mas também de não ser notado. Ele também representa o homem que quer ver a Cristo, mas que não quer que Jesus o note, que o mude. O homem que acredita que Jesus faz milagres, mas que ainda não quer ter um encontro com o Senhor.
O Senhor Jesus porém, o viu naquela figueira e naquele dia a vida de Zaqueu foi completamente transformada.
Você pode ser um Zaqueu que precisa de transformação. Alguém que precisa de um encontro com Jesus para deixar seus pecados. Mas você não precisa ser Zaqueu para o resto de sua vida. Você também pode ser a árvore frondosa, aquela que além de dar muitos frutos, ajuda os errantes a terem seu encontro com Jesus.
Não obstante Jesus te ame e queira promover o arrependimento de seus pecados, sem o qual você não se poderá entrar nos céus, Ele não ama somente a ti. Jesus ama a todos! Ama você, seus familiares, seus vizinhos, sua cidade e país.
Seja um pecador arrependido. Seja uma árvore frondosa. Seja instrumento de DEUS para alcançar os perdidos.

