O Dia da Perseguição
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5.10-12
Talvez você seja uma pessoa que não veja graça na perseguição aos cristãos do século I, contudo, foi essa perseguição que fez a fé cristã se expandir a ponto de em 25 anos conquistar todo o mundo conhecido da época.
A perseguição sempre será uma realidade na vida cristã em qualquer tempo. No sermão profético, em Mateus 24, Jesus disse para os seus discípulos o seguinte: “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; sereis odiados de todos por causa do meu nome” (verso 29).
A perseguição da fé cristã prepara cada crente para testemunhar da melhor maneira possível. Donovan Bagaddian, cristão árabe-indiano, disse certa vez: “Não abro mão da minha fé em Jesus por nada. Já me amputaram um pé, três dedos da minha mão esquerda; já mataram três filhos meus, estupraram minha esposa e me impediram de pregar a Palavra de Deus várias vezes queimando a minha boca, mas permaneço de pé e fiel ao Deus da minha salvação.”
I – PRECISAMOS COMPREENDER A ESSÊNCIA DA PERSEGUIÇÃO À FÉ CRISTÃ
1. A perseguição pode ser de natureza religiosa, política, cultural, racial e ideológica. A perseguição pode ser de ordem física, mental, emocional, sentimental ou espiritual. Mas a Bíblia só garante vitória para quem perseverar, para quem for paciente no Senhor (Mateus 24.13).
2. Toda perseguição gera sofrimento das mais diversas formas: tribulação, aflição, humilhação, depressão, enfermidades, dores, desespero e morte cruel. Não é fácil suportar torturas, estupro, jejum alimentar imposto e maldades requintadas por causa do nome de Jesus.
II – PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA VIVENCIAR A PERSEGUIÇÃO
1. A perseguição faz parte do exercício da fé cristã. Deus não poupou Jesus de nenhum sofrimento (Romanos 8.32).
2. A nossa fidelidade a Cristo será testada sempre com perseguições (II Timóteo 3.12).
3. A Bíblia não nega que todo soldado do reino de Deus sofre aflições (II Timóteo 2.3).
4. Mesmo em meio a perseguição Deus não nos abandona (II Coríntios 4.8-9).
III. CONCLUSÃO
A perseguição é a prova de fogo da fidelidade cristã. Não espere a ausência de sofrimento no exercício da sua fé cristã, isto jamais acontecerá. Todos os crentes que querem viver uma vida de santidade e justiça na presença de Deus padecerão perseguição, é a promessa bíblica (II Timóteo 3.12).
A perseguição nos ensina a permanecer fiel aos ensinos da Palavra de Deus. Ela nos ensina a dar prioridade às coisas de Deus e não aos homens que nos ameaçam.
A perseguição produz sofrimento intenso, mas não pode matar a nossa viva esperança em Jesus Cristo. Jesus e o apóstolo Paulo nos mandaram orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5.44 e Romanos 12.14).
Shalom, Pr Croce.

